Piemonte – A origem de Itália e a influência francesa
24
Jul

Piemonte – A origem de Itália e a influência francesa

Piemonte é uma região que se estende ao noroeste de Itália entre as montanhas do Vale de Aosta, os Alpes e Os Apeninos, por isso, o seu nome significa “ao pé das montanhas”. Formado aproximadamente por mil e duzentas cidades e aldeias que ocupam um lugar destacado na história, pois esta região deu lugar ao nascimento de Itália tal como hoje a conhecemos.

Pelo território que atualmente se conhece como Piemonte passaram godos, bizantinos, carolíngios e sarracenos, até que no século XI a região aderiu ao território de Saboia. Desde então Piemonte foi domínio dos Saboia de forma intermitente. Durante longos períodos a região foi dividida em inúmeros ducados e marquesados que continuamente lutavam entre si.

No século XVI começaram os enfrentamentos contra os franceses e, finalmente, no século XVII França conseguiu ocupar o Piemonte. Ao longo do século XVIII as conquistas da região continuaram a alternar-se entre Saboia e França.

Após ter sido vítima de constantes invasões por parte de franceses e austríacos, no século XIX Piemonte passou a ser a região protagonista da unificação de Itália, liderando a primeira Guerra da Independência entre 1849 e 1861 e expulsando finalmente os austríacos. Aqui nasceu a ideia de nação que traçou o mapa cultural e político de Itália.

O político piemontês Camillo Benso, conde de Cavour, foi o principal ideólogo da unificação italiana e passou a ser o chefe de governo da nova nação. O rei de Piemonte Victor Emmanuel II também foi o primeiro rei de Itália.

De todas as influências culturais presentes no Piemonte, sem dúvida a francesa é a mais visível hoje em dia. De França herdou a sua galantaria, o seu refinamento, o seu perfeccionismo. E estes mesmos atributos também deixaram os seus vestígios na cozinha, onde até os pratos mais simples e tradicionais sofreram um processo de sofisticação tanto na sua receita como na sua apresentação. O francês foi a língua oficial da corte até meados do século XIX e a influência francesa dominou as cozinhas desta localidade até ao início do século XX.

Graças à sua diversidade geográfica, esta região de Itália oferece muitas possibilidades agrícolas: o milho, a cevada, o trigo, o centeio e a aveia cultivados na planície. Nas colinas podemos encontrar vinhedos junto de todo o tipo de frutas e verduras na província de Novara, enquanto em Vercelli se produz 70% do arroz de Itália. Além disso, nos rios montanhosos do Piemonte as trutas e as rãs são abundantes. Mas se existe um produto estrela nesta rica região, sem dúvida é a trufa branca, uma exclusiva raridade gastronómica cujo preço pode oscilar entre 2.500 e 5.000€ o kg.

Também daqui provém um dos melhores chocolates do mundo. De facto, apesar de muita gente não saber, foi aqui onde foram criados os primeiros tabletes de chocolate doce da Europa e onde se inventou o chocolate com avelãs.

Evidentemente, não nos podemos esquecer de que o Piemonte é a região com mais tradição vinícola de Itália que oferece alguns dos vinhos mais prestigiosos. Além disso, graças aos pastos das suas montanhas, o Piemonte é o melhor produtor de carne de Itália e um dos mais importantes de manteiga e queijo.

Na cozinha piemontesa encontramos uma curiosa combinação de pratos rústicos e pesados com outros ligeiros e sofisticados de influência francesa aristocrática. Cada recanto do Piemonte tem as suas próprias especialidades e influências, onde a tradição se mistura com a modernidade.

Podemos ver a importância dada à cozinha nesta região pela infinidade de festivais gastronómicos realizados nas suas terras todos os anos. Para os piemonteses comer é uma experiência em si mesma, basta observá-los num dos seus jantares, onde a quantidade e a variedade dos seus pratos fazem com que conseguir terminar seja um autêntico desafio.

Mas se há algo que diferencia a cozinha piemontesa das restantes, é que aquí praticamente não há massa, uma vez que historicamente se considerava um prato pobre ao qual recorrer unicamente quando fosse necessário encher o estômago poupando matéria-prima e dinheiro.

A riqueza gastronómica do Piemonte vai dar que falar nesta viagem. As suas pequenas aldeias e grandes cidades revelam-nos outra face da cozinha italiana muito menos conhecida. Se quisermos começar a entender a sua origem e influências, sem dúvida temos de começar pela sua capital, Turim.

Na nossa próxima visita entraremos em detalhes sobre os produtos, pratos e costumes que melhor descrevem a cozinha piemontesa.

45.0522366, 7.5153885

Piamonte

O Piemonte (em italiano: Piemonte; em piemontês, occitano e arpitano: Piemonte) é uma região nordeste de Itália que faz parte da Eurorregião Alpes-Mediterrâneo. A sua capital é Turim. Faz fronteira ao norte com a Suíça (cantões do Valais e Ticino), a este com a Lombardia, a sudeste com a Emília-Romanha (partilha uma fronteira de pouco menos de 8 km), ao sul com a Ligúria, a oeste com França (região de Ródano-Alpes e Provença-Alpes-Costa Azul), e a noroeste com o Vale de Aosta

População: 4.450.359 hab.

Superfície: 25,402 kmª