La Spezia - Ervas e Especiarias
10
Abr

La Spezia - Ervas e Especiarias

La Spezia significa “especiaria” em italiano, não é difícil de imaginar que a cidade deve o seu nome à quantidade de especiarias que chegavam ao seu porto na Idade Média. Possui uma das baías mais bonitas de Itália, onde se encontra o único arquipélago da Ligúria. Percorra a sua costa de águas transparentes para descobrir pequenos povoados com fachadas coloridas, penhascos, vales e montanhas que criam uma vista tão bonita que às vezes, quando paramos um momento para espreitá-los, parecem de mentira.

Este é o caso de “Cinque Terre”, declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Podemos desfrutar da beleza da paisagem num passeio muito agradável pela costa que não tarda mais de um dia, os cinco povoados que compõem este recanto são: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. O golfo de La Spezia também é conhecido como o “Golfo dei Poeti”, porque durante séculos este lugar serviu como recanto de inspiração para escritores e poetas

A província de La Spezia presenciou inúmeras civilizações desde a Pré-História até aos nossos dias. O principal motivo de tanto interesse em controlar estas terras foi, novamente, o porto da cidade, localizado estrategicamente para defender terras italianas. Já naquele momento Napoleão disse que era o melhor porto do mundo e atualmente La Spezia é a base naval mais importante de Itália, junto com o porto de Génova. A esta altura já somos conscientes da importância dos portos na região da Ligúria, vale a pena recordar que em virtude da geografia da região a via de acesso mais fácil e utilizada pelos comerciantes e viajantes era o mar e dada a sua localização, os portos de Ligúria controlaram historicamente o comércio marítimo do Mediterrâneo. Por isso o seu porto, novamente, faz com que La Spezia possua uma dieta tão rica e variada com influências estrangeiras, devido à chegada de produtos de outras terras e culturas.

Os lígures são gente humilde e trabalhadora, grandes comerciantes mas austeros nos seus costumes, ganharam fama de frugais e um pouco forretas entre os seus compatriotas. Apesar do comércio de especiarias que deu nome à cidade, nunca permitiram incluí-las nos seus pratos, os aromas das ervas frescas junto com os produtos da terra predominam nesta cozinha. Um dos pratos estrela de La Spezia é a “mesciùa”, que em dialeto lígure significa mistura, prepara-se com cereais e leguminosas. De acordo com a história, as mulheres dos trabalhadores do porto iam ali o dia que chegavam os barcos carregados de sacos de grão-de-bico e leguminosas e aproveitavam para recolher os grãos que caiam ao chão durante o transporte das mercadorias, logo utilizavam este pequeníssimo butim para preparar esta sopa. Atualmente, já passadas as épocas de fome e escassez a mesciùa prepara-se de muitas formas, algumas delas incluem mariscos e peixes, mas os seus ingredientes mais básicos são trigo, feijão, grão-de-bico, trigo sarraceno em algumas ocasiões, pimenta recém-moída e azeite de oliva da zona.

Basicamente o que tinham à mão, mas encontramos poucos guisados tão ricos e tão agradável como este.

Continuamos na Ligúria, assim que evidentemente La Spezia tem a sua própria versão da focaccia, nesta ocasião a receita local chama-se “gizzoa”, feita à base de salsicha é mais contundente do que outras receitas elaboradas com verduras e recorda-nos um pouco o empadão. E finalmente as massas! Nesta zona os troffie são a massa local, acompanhada de pesto, tal como se podia esperar. Novamente aparece a farinha de grão-de-bico devido à falta de cereais, aqui fazem com ela a “farinata”, um prato à base de farinha de grão que mais tarde se popularizou também no Piemonte e na Toscana. Esta receita chegou à América do Sul com os imigrantes italianos, por isso podemos encontrar muitas versões na Argentina e no Uruguai, onde se come acompanhando à piza e com um copito de vinho moscato.

Os vinhos da zona também são muito reconhecidos, entre os quais se destacam os vinhos de Colli di Luni e de Colline de Levanto, que, evidentemente acompanham perfeitamente os pratos da zona. O famoso vinho Sciacchetrà das “Cinque Terre” com Denominação de Origem Controlada tem uma cor alourada com reflexos âmbar, um aroma intenso e persistente que lembra o alperce, frutos secos e mel de acácia. Este vinho harmoniza na perfeição com queijos picantes e, na sua versão licor, com bolachas e massas como o “gattafin”, pastelinhos fritos elaborados com ervas aromáticas. Depois da nossa visita poderemos dizer que La Spezia não só vale a pena por causa das suas paisagens, mas também pelos seus sabores. Com isto terminamos de percorrer a Ligúria.

44.1024504, 9.8240826

La Spezia, Liguria

La Spezia (em italiano Província della Spezia) é uma província da região da Ligúria, em Itália. A sua capital é a cidade de La Spezia.

População: 215.137 hab.

Superfície: 881 kmª