Impéria e Savona - História de duas cidades
05
Mai

Impéria e Savona - História de duas cidades

Impéria e Savona surgem perante os nossos olhos com uma paisagem espetacular. Em Impéria podemos desfrutar da conhecida “Riviera dei Fiori”, onde as flores cobrem vales e montanhas durante os meses da primavera. A vista oferecida em Savona não é menos impressionante, conta com encantadoras aldeias na costa, vales, bosques e praias de águas cristalinas.

A região de Impéria caracteriza-se pelas suas duas faces culturais. A cidade de Impéria, capital da província, nasceu da união entre dois povoados enfrentados historicamente, Oneglia e Porto Maurizio. Passeando pelas suas ruas ainda é possível diferenciar claramente as suas duas personalidades. O rio Impéria, que dá o seu nome à nova cidade, separa as duas margens muito diferenciadas: a de Porto Maurizio mostra uma cidade mais antiga com um importante centro histórico medieval, já a de Oneglia exibe uma cidade muito mais moderna. Por outro lado Savona é uma região que sofreu todo o tipo de guerras, saqueios e invasões ao longo da sua história. Cartagineses, romanos, lombardos, ostrogodos e bizantinos conquistaram as suas ricas terras século após século. Mas finalmente em 1528 Savona passou a fazer parte do seu inimigo histórico: o Império de Génova. Este sentimento antigenovês está presente até hoje.

A rica gastronomia de Impéria e Savona nunca teria existido sem os seus importantes portos. A gastronomia de Impéria é muito diversa devido à divisão histórica da província e a influência das culturas árabes e francesas. A cozinha de Savona mistura pratos de mar e produtos da terra. Em ambas as regiões utiliza-se amplamente as ervas aromáticas, as hortaliças e evidentemente o excelente azeite de oliva local.

Impéria é famosa por causa da sua massa, dos seus vinhos (Vermentino, Pigato, Rossese…), do alho de Vessalico, muito peculiar e muito valorizado devido à sua singular pigmentação rosa, do mel do vale Valrossa, muito apreciado devido à mistura de aromas que exala e as famosas azeitonas taggiasca, ingrediente essencial nos pratos locais. Savona é popular pelos seus alperces, alcachofras, courgettes, fungos, castanhas, vinhos brancos (Lumassina, Buzzetto, Granaccia…) e também pelos seus espargos violetas de Albenga, os “cicciarelli” de Noli, pelos seus tomates “cuore di bue” e pelas laranjas “chinotto”, que foram trazidas pelos comerciantes da China no século XV e são utilizadas para preparar licor, refrescos, fruta confitada, compota e mostarda.

Ambas as regiões têm o seu molho local: em Impéria encontramos o ajé, feito à base de alho de Vessalico, ovo e azeite de oliva e muito parecido ao molho espanhol alioli. A massa em Savona é acompanhada com “sugo de carciofi”, um molho de alcachofra muito popular na zona.

A focaccia Liguri é junto com o pesto uma das receitas mais conhecidas, e a de Impéria tem um sabor inconfundível graças ao azeite de oliva local. Os pães desta zona eram elaborados à noite e a massa descansava até à manhã seguinte quando ia para o forno e já estava pronta para ser levado, em muitos casos pelos marinheiros que partiam de viagem, daí a quantidade de variedades que encontramos na zona. Ao não ser uma zona onde se cultive cereais, encontramos pães feitos com grão “farinate”, ou com favas “ciappe”. Todos eles têm em comum o facto de serem generosamente regados com azeite de oliva. Outra receita local é o pão de Triora, um pão elaborado com uma mistura de farinha de trigo mole e de trigo sarraceno, uma farinha muito rica em proteínas sem nada de glúten. Este pão de riquíssima textura é servido com requeijão de ovelha ou queijo de cabra. Os queijos locais também são populares: O “sola” ou “sora” é um reconhecido queijo de cabra curado. O famoso queijo “pecorino” é de cabra duro feito no Vale do Arroscia e um ingrediente essencial no pesto. Neste vale também se prepara o “brùsso”, um queijo de ovelha do tipo requeijão. O “brùsso” deve ser comido fresco com azeite de oliva e na “torta di brùsso”, que é um tipo de tarte de queijo. O “Toma di Mendatica” é um queijo feito com leite de vaca e ovelha utilizado para preparar um popular pastel de batata chamado “frandurà”.

Para terminar com algo doce podemos experimentar o “sciumette”, claras batidas com açúcar, cozinhadas no leite a ferver ou “amaretto di Gavenola” e acompanhadas de pequenas bolachas redondas com amêndoas e mel. Não há melhor merenda para as tardes de inverno! De Savona ficamos com a “torta di nocciole” feita com nozes e mel, e os “frittelle di San Giuseppe”, uma espécie de bolinhos recheados preparados para o Dia do Pai, que como aqui, celebra-se o dia de São José.

Depois de termos experimentado os doces seguiremos rumo à última província desta região: La Spezia.

43.941866, 7.8286368

Imperia

Impéria formou-se com a união de duas antigas cidades: Porto Maurizio e Oneglia, separadas pelo rio Immas (= império), do qual a cidade recebe o seu nome. Conhecido pelo forte estabelecimento de empresas frutícolas e dotado de um frequentado posto turístico, que sofre maior procura sobretudo na estação estival, esta indústria deixa importantes recursos económicos à cidade.

População: 40.440 hab.

Superfície: 45,26 kmª